banho de ouro brilhe mais

Banho de ouro: o que é? Descomplicamos para você!

Explicar a qualidade de uma semijoia para as consumidoras de forma clara é imprescindível para quem deseja ser uma revendedora de sucesso. As respostas devem estar na ponta da língua. E saber perfeitamente o que é o banho de ouro, além de responder à uma dúvida frequente das clientes, é um argumento valioso para o fechamento de vendas.

Caso ainda não saiba o que significa e o qual o impacto dele para o valor das peças, continue lendo este post pois vamos explicar o que é banho de ouro e o quanto esse processo químico é impactante para dar vida aos acessórios que você comercializa!

O que é o banho de ouro nas semijoias?

São etapas de produção que visam a beleza e a durabilidade dos acessórios. Durante o banho, diversas camadas de revestimento químico e de metais nobres são sobrepostas. Isso faz com que o molde inicial — em latão — se transforme em semijoia.

Dada a delicadeza e complexidade de tais procedimentos, não é qualquer pessoa que consegue dar um banho de ouro nas peças. O processo exige altíssima especialização, sendo realizado apenas por empresas que tenham profundo conhecimento no ofício e com anos de experiência no ramo.

Qual a importância do banho de ouro nas semijoias?

O banho de ouro é o que diferencia uma semijoia de uma bijuteria. Enquanto a semijoia contém metais nobres, as bijuterias não contam com esse tipo de material em sua composição.

Ele também é o fator que garante a competitividade das semijoias, que têm aparência igual à de uma joia, porém, são mais acessíveis, por não serem fabricadas de metal nobre maciço.

O profissionalismo com que cada uma das camadas é colocada e os metais utilizados são determinantes para garantir a qualidade e estética ao acessório que chegará até as clientes.

Afinal de contas, trata-se de um processo — também conhecido como galvanoplastia —, e dentre os metais nobres que podem compor o banho das semijoias, estão:

  • Níquel;
  • Cromo;
  • Ródio;
  • Paládio;
  • Prata e
  • Ouro.

Qual a diferença entre o banho e folheação?

Essa é mais uma pergunta recorrente que, durante o cotidiano de visitas, a revendedora precisa esclarecer para as consumidoras.

Tanto a folheação quanto o banho visam envolver a peça-base para dar o aspecto desejado. A diferença entre elas é a forma como tal objetivo é cumprido.

Folheação

Na folheação, é realizada uma compressão. Uma fina folha de metal nobre — daí o nome! — é fixada à peça-base de forma a unir definitivamente uma na outra, formando uma única peça.

Outro nome para se referir a essa técnica é “chapear” ou “chapeado”. Ao se deparar com esse termo, não fique na dúvida, pois é o mesmo que folheamento!

No entanto é importante saber que o processo de folhear é pouco usado atualmente, devido às suas limitações: ele só é utilizado em bases planas, em que é possível prensar a camada de metal nobre à base.

Banho

O nome “banho” vem de que as camadas aplicadas no processo utilizam materiais dissolvidos, ou seja, em estado líquido. Com o auxílio da eletricidade, a solução de ouro adere à base, que é a mesma utilizada no folheamento.

Aqui é preciso esclarecer sobre os milésimos, que correspondem à quantidade de metal nobre aplicado na peça.

Traduzindo em poucas palavras, com relação ao ouro, quanto mais milésimos forem colocados, mais ouro a peça terá e, consequentemente, mais valor de mercado e durabilidade, o que pode servir como um argumento de venda para as suas clientes.

Um milésimo corresponde a 0,001g. Para se ter um parâmetro sobre a relação entre quantidade de ouro e qualidade dos acessórios, veja as proporções abaixo.

  • Alta: 8 a 10 milésimos;
  • Boa: 5 a 7 milésimos;
  • Regular: 3 a 4 milésimos;
  • Baixa: 1 a 2 milésimos;

É muito importante ressaltar que mais milésimos não querem dizer, necessariamente, que o acessório é melhor. O processo de banho bem realizado garante a excelência, e são pouquíssimas as empresas que o fazem. Fique atenta.

Outro destaque a se fazer sobre os milésimos é em relação ao atrito. Peças que não têm tanto contato com a pele, como o brinco, não precisam de muitos milésimos de ouro para terem alta qualidade, diferente de uma pulseira ou colar.

Um último ponto é sobre o termo “Flash”, que caracteriza aplicação de ouro em quantidade inferior a um milésimo e pode surgir como questão de uma consumidora.

Ao tirar dúvidas como essa, com informações aprofundadas, você ganha a confiança e credibilidade frente a elas.

E como o banho é a principal forma de fabricação dos acessórios, abaixo você confere em detalhes como ele acontece.

Como é o processo de banho?

Agora que já sabemos o que significa o banho de ouro, vamos à sua aplicação prática no setor. O procedimento é chamado de galvanoplastia.

Esse processo nada mais é do que o uso industrial da eletrólise para fins de recobrimento de superfícies metálicas não nobres das peças com uma camada de metal nobre.

Traduzindo para o português: é usada uma corrente elétrica que passa o ouro dissolvido em uma solução contendo diversos componentes químicos para a peça que está sendo banhada.

Difícil ainda? Vamos explicar com calma…

Para compreender melhor um processo de galvanização, vamos ver as etapas da galvanização de excelência:

1. Peças brutas

Antes de entrar no processo de banho, as peças se encontram no estado bruto. Ou seja, elas só estão com a liga-base que as constitui, sem nenhum metal nobre as envolvendo. Geralmente, essas ligas são produzidas em latão e prata.

O mais comum é o latão, que é uma liga metálica constituída, em média, de 70% de cobre e 30% de zinco (varia de acordo com o fabricante) e pode ser de maior ou menor maleabilidade, dependendo de seu processo.

2. Limpeza de brutos

É fundamental que a peça bruta seja limpa antes de entrar no banho. Pequenas sujeiras podem comprometer todo o processo e causar imperfeições que comprometam o resultado final.

Assim, nesta etapa, as peças são limpas em maquinários variados (campana, vibrador etc.), evitando qualquer tipo de quebra ou risco, que não poderão ser corrigidos nas fases seguintes.

3. Desengraxante

O desengraxante eletrolítico é também uma parte importante do processo de limpeza das peças, em que é realizada uma limpeza fina nas superfícies metálicas, permitindo uma deposição isenta de manchas e com boa aderência.

4. Cobre alcalino

É a primeira camada que a peça recebe após a etapa de limpeza e de tratamento da superfície. O cobre alcalino confere a ela um ótimo nivelamento e visa eliminar o máximo possível de imperfeições na superfície da peça que vai ser banhada.

5. Cobre ácido

Esta é a etapa na qual a peça ganha o seu primeiro brilho e acabamento. É nessa fase que a sua superfície fica com o acabamento e o brilho exigidos pelo processo de qualidade da empresa.

6. Aplicação de paládio

É um processo que apresenta excelente resistência a corrosão. Usado para ser um substituto do níquel, um dos grandes diferenciais do paládio é que ele é um banho antialérgico. Sua aplicação é fundamental para evitar qualquer tipo de constrangimento com as suas clientes.

7. Pré-ouro

É a primeira camada de ouro que a peça recebe. Ela é aplicada imediatamente após o processo de aplicação de paládio, com o intuito de proteger a peça.

Esta camada é responsável por dar uma perfeita aderência ao banho principal.

8. Banho de ouro

É o processo que possibilita dar a camada de milésimos de ouro que é desejada. Esse processo produz depósitos de milésimos de ouro com alto brilho e excelente resistência à corrosão e é a parte que dita o quanto de ouro a peça vai levar.

Nessa etapa, ter uma linha de produção com uma infraestrutura de última geração, com retificadores eletrônicos, para constatar o recebimento das devidas cargas, é fundamental.

9. Cor final

O principal objetivo desse processo é determinar um padrão de tonalidade homogêneo, com boa resistência a perda de brilho e mudanças de cor em função da oxidação. Isso garante que as peças tenham um padrão de cor, não variando do mais amarelado para um ouro mais envelhecido, por exemplo.

10. Camada especial de proteção

É o penúltimo processo da galvanoplastia, em que a peça recebe uma camada especial de acabamento que recobre toda a sua superfície. Essa camada é uma película orgânica totalmente transparente e aderente, conferindo à peça mais proteção e durabilidade.

Entretanto, esse processo, também chamado de “verniz”, é feito de maneira eficiente por poucas empresas do ramo, porque é necessário conhecimento aprofundado e maquinários adequados para esse fim.

11. Secagem

É o processo final do banho, no qual as peças são colocadas em centrífugas ou fornos que eliminam qualquer resíduo de água que ainda pode estar presente nas peças.

Esse processo é importantíssimo para que elas não fiquem com nenhuma marca indesejada.

Quais cuidados tomar com as peças que passam pelo banho de ouro?

Além de belas, as peças que passam por um banho de ouro também são mais duráveis. No entanto, isso não reduz a importância em saber cuidar de suas semijoias.

Inclusive, quem deseja trabalhar com a revenda de semijoias deve saber quais são esses cuidados. Assim, você pode orientar suas clientes com muito mais qualidade — e sabemos que esse é um diferencial e tanto para trabalhar a fidelização de sua clientela.

Por isso, confira a seguir algumas dicas para conservar por mais tempo as semijoias que receberam o banho de ouro:

  • Evite usar as semijoias em dias de muito calor, pois a transpiração pode oxidar as peças com o tempo;
  • O mesmo vale para perfumes, cosméticos e produtos de limpeza abrasivos, que são prejudiciais às semijoias;
  • Conserve as peças individualmente. De preferência, em caixas com encaixes individuais — como o seu mostruário;
  • Para a limpeza delas, basta uma mistura de sabão neutro com água corrente. Depois, uma flanela macia e seca para dar o acabamento.

Agora, basta colocar tudo o que aprendeu sobre o banho de ouro em prática. Comece compartilhando este post em suas redes sociais! Assim, suas clientes vão saber que as peças estão em boas mãos, com uma revendedora que sabe do que está falando!


tire suas dúvidas sobre o banho de semijoiasPowered by Rock Convert
Post criado 79

10 comentários “Banho de ouro: o que é? Descomplicamos para você!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
%d blogueiros gostam disto: